Radicais livres
Certamente você já ouviu falar de radicais livres, não é mesmo?! Os radicais livres são formados a partir do metabolismo das células do nosso corpo. São formados normalmente pelo nosso organismo, mas em quantidades maiores torna-se um problema para a manutenção de funções normais, causando doenças importantes.
E são muitas as doenças relacionadas com a grande formação de radicais livres e, entre elas, podemos citar, o envelhecimento precoce, lupus, alguns cânceres, a artrite e as cardiopatias. Por outro lado, existem os compostos antioxidantes que combatem a formação dos radicais livres pelo nosso corpo. Estes compostos são os agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células.
A alimentação saudável é importante porque nela absorvemos potentes compostos antioxidantes como a vitamina C, a vitamina E, o β-caroteno e os flavonóides.
Para diminuir a formação destes radicais livres e aumentar a quantidade de antioxidantes, é fácil. O segredo é consumir, todos os dias, alguns alimentos com estas vitaminas para combater a formação e diminuir alguns fatores que levam a maior produção de radicais livres.
É como uma balança... aumentar os fatores bons e diminuir os fatores ruins!!! Então, vamos as dicas para fazer com que a sua alimentação seja a favor do combate dos radicais livres.
Fatores que levam a maior geração de radicais livres e que devem ser evitados: Álcool em excesso ,cigarro , alguns medicamentos e alimentos industrializados;
Alimentos que devem ser consumidos em boas quantidades, todos os dias por prevenir a formação de radicais livres:
- Mamão, cenoura: são alimentos ricos em β-caroteno.
- Brócolis, salsa, cebolinha: apresentam grande quantidades de flavonóides.
- Laranja, tangerina, morango, abóbora: ricas em vitamina C.
- Chá verde, uva, morango, maça: boas fontes de flavonóides.
Os melhores alimentos para combatê-los são: brócolis, repolho, couve, couve flor, pepino, cenoura, agrião, espinafre, pimentão, tomate, acerola, laranja, abacaxi, frutas secas,bacuri, mamão, uva, kiwi, caqui, damasco, manga, tamarindo, pupunha, pequi, entre outros.
De forma bem resumida: para melhorar sua saúde e prevenir doenças, faça uso de alimentos ricos em antioxidantes. E, claro, diminuía os fatores de risco para a formação dos radicais livres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário