quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reflexologia e seus benefícios




                                                          O que é reflexologia ?

Reflexologia, ou terapia por zona, é uma prática que estimula pontos nos pés, mãos ou orelhas (chamados de zona de reflexo), acreditando que isso trará efeitos benéficos em algumas partes do corpo ou melhorará a saúde geral. A forma mais comum é a reflexologia dos pés. Os praticantes acreditam que o pé seja dividido em zonas de reflexo que correspondem a todas as partes do corpo.

Na reflexologia acredita-se que há uma "energia vital" que circula entre os órgãos do corpo humano, a qual penetra nas células vivas. Sempre que essa energia for bloqueada, a zona do bloqueio será afetada. As zonas de reflexo podem refletir o bloqueio de energia em diferentes órgãos. Dessa forma, se alguém tem um problema em um órgão particular, quando o reflexologista pressiona a zona de reflexo correspondente a pessoa sentirá dor.

Acredita-se que a dor se origina do depósito de cristais na zona de reflexo. Com as técnicas de massagem apropriadas, essas estruturas de cristais podem ser quebradas e a dor poderá sumir. Simultaneamente, acredita-se que a pressão aplicada à zona de reflexo pelo reflexologista passe pelos nervos para dissipar o bloqueio de energia. Desta forma, a reflexologia poderia ajudar a curar a doença no órgão.

                                                        
                                                          Como a reflexologia ajuda?

O corpo tem a capacidade de curar a si mesmo. Depois de doença, estresse ou lesão ele está em estado de "desequilíbrio", e acredita-se que os "caminhos da energia vital" estejam bloqueados impedindo o corpo de funcionar efetivamente. A reflexologia então restauraria e manteria o equilíbrio natural e encorajaria a cura.  
                                       

3 comentários:

heloisa disse...

a reflexologia deve ser feita sentada ou deitada qual a melhor posiçao ?

heloisa disse...

a onde posso fazer um corso moro em COPA

NatuPharmu´s delivery disse...

A reflexologia é, na verdade, uma mistura de técnicas de várias origens. Baseia-se no princípio de que existem pontos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão ou estrutura do corpo. E, ao massagear cada um desses pontos, é possível reduzir a tensão em todo o organismo.
Como é :Pressionam-se pontos específicos nas mãos ou nos pés que têm relação com os órgãos do corpo. Pode ser feita com a pessoa deitada ou sentada. Há também a reflexologia auricular, que é feita nas orelhas e bastante trabalhada na acupuntura.
Para que serve:Relaxar e diminuir dores localizadas.