É na Páscoa que o consumo de chocolate se multiplicam nos supermercados , lojas de conveniências e nas doçarias, exigindo um esforço enorme de quem não pode ou não quer se entregar a essa tentação.
O chocolate é altamente calórico e é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides --antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares-- e de substâncias precursoras da serotonina --responsável pela sensação de prazer e bem-estar.O cacau é rico em polifenóis, que neutralizam os radicais livres. Ao ser aplicado sobre a pele, aumenta a circulação sanguínea, melhorando a nutrição das células e, consequentemente, reduz as rugas e as linhas de expressão.
Por que se presenteia na Páscoa com ovos de chocolate?
O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados
Nenhum comentário:
Postar um comentário