quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A cor da pele define a reação ao sol

Fototipos: o seu tipo de pele

A pigmentação da pele depende da quantidade de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Esta quantidade é determinada por herança genética.

Para efeito de classificação, foram determinados 6 fototipos cutâneos que variam da pele mais clara à pele negra, aumentando de acordo com a quantidade de melanina de cada fototipo.



Quanto menor o fototipo cutâneo, maiores devem ser os cuidados com o sol, pois a pele é mais sensível ao dano provocado pela radiação ultra-violeta.

Pessoas com fototipos baixos devem sempre usar protetores com FPS alto, além de proteção física (chapéu, barracas, etc.) para evitar as queimaduras solares, principalmente durante o verão, quando são mais frequentes devido à maior quantidade da radiação ultra-violeta B.

Pessoas com fototipos mais altos podem usar filtros solares com FPS mais baixos, pois a pele é naturalmente mais resistente ao sol.

Mas não são só as queimaduras que ocorrem no verão. Outras doenças da pele são muito frequentes nesta estação, como o herpes labial e a "micose de praia". Conheça as doenças da pele mais comuns no verão e aprenda a evitá-las.

Fonte:http://www.dermatologia.net/novo/base/manual/m_fototipos.shtml