sexta-feira, 25 de junho de 2010

Como manter a pele saudável ??????

Ao olhar para alguém vemos a camada superficial da pele, chamada epiderme. Quando jovem essa camada é lisa e reflete a luz uniformemente, o que resulta em brilho para à pele. Ao envelhecer, ela enruga e não reflete da mesma forma a luz, o que explica seu aspecto menos radiante e opaco. A epiderme é dividida em quatro subcamadas, sendo a camada basal a mais profunda e responsável pela produção de novas células-filhas a partir de células-mães. Quando as células-mães se multiplicam, empurram as células que estão logo acima à camada subseqüente da epiderme. Durante a migração entre as camadas da epiderme, as células envelhecem e sofrem modificações em suas estruturas químicas e físicas até chegarem à morte celular e descamarem na superfície cutânea. Este processo pode durar entre 26 e 42 dias, completando a renovação epidérmica normal. Por volta da terceira década de vida, a renovação diminui de 30% a 50% em comparação com a pele adolescente, tornando-a irregular, descamativa e rugosa.

A importância da hidratação cutânea
A descamação irregular na superfície da pele é agravada pela desidratação cutânea. A pele seca não é apenas desidratada, mas também uma pele que perdeu algumas de suas funções. Desta forma, acumula células mortas em sua superfície, no estrato córneo. O estrato córneo possui muitas funções, sendo que a principal é a formação de uma excelente barreira física, a chamada barreira cutânea, que protege contra a desidratação e agressões diárias do meio ambiente (vento, sol, agentes de limpeza e baixa umidade relativa do ar).

Produtos para a hidratação cutânea devem conter em sua formulação ingredientes ativos que retenham água no estrato córneo, como o glicerol; além de outros lipídeos que repõem os constituintes da barreira cutânea, pois geralmente são removidos por agentes agressivos. Bons hidratantes são capazes de reverter o funcionamento deficiente da pele, deixando-a novamente macia, com brilho natural e saudável. Também são capazes de restaurar a elasticidade perdida e fornecer uma aparência rejuvenescida.

Desta forma, manter a pele hidratada, a barreira cutânea saudável e renovação epidérmica funcional evita o aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento cutâneo.

Conhecendo a barreira butânea
O estrato córneo é formado por diferentes tipos de lipídeos: ceramidas, colesterol e ácidos graxos, que estão dispostos em duas camadas (proteínas e água), formando verdadeiras barreiras hidrantes da pele. Juntamente às substâncias formadoras do Fator de Hidratação Natural (NMF), esses lipídeos mantêm o equilíbrio de água. Certamente, todos os tipos de lipídeos formadores da barreira são importantes, porém, existem dois específicos que se destacam quando o assunto é hidratação: ceramidas e colesterol.