A preocupação com a auto-imagem e a estética não são privilégios do ser humano, já que a necessidade de dispor de um padrão estético é condição de sobrevivência até para inúmeros seres irracionais.
Entretanto percebemos, com notável clareza, que na espécie humana esta preocupação estética parece ser uma herança genetica, que vem se incorporando ao seu comportamento de forma cada vez mais acentuada através dos tempos.
O sentimento de pertencer ao grupo social, possuindo traços e contornos corporais condizentes com os padrões existentes, tão necessários para o equilíbrio psíquico do indivíduo, faz da imagem corporal um elemento fundamental para a caracterização da saúde plena dos indivíduos.
Confirmando esse conceito, a simples observação do comportamento humano em qualquer período da história revela uma busca contínua da correção de características anatômicas inestéticas do contorno corporal, sejam eles herdadas ou adquiridas.
Constata-se ainda que a grande competitividade na sociedade contemporânea faz com que os indivíduos lidem com a auto estima, com sua estética e com a necessidade de sentir-se bem consigo mesmo, como prioridades e elementos indispensáveis para o seu bem estar pessoal e sucesso profissional.
Contraditoriamente, apesar de almejada por todos , com maior ou menor intensidade, a saúde estética ou a valorização da auto-estima é por vezes associada a mera satisfação de um capricho ou futilidade . Grande engano! A vaidade, vista como futilidade, coisa sem importância ou sem valor é uma característica negativa do ser humano. Entretanto ela positiva quando expressa a vontade de uma pessoa de estar bem e agradar a si mesma e a seus semelhantes. A busca do contorno corporal harmônico, bem como o cuidado com a higiene do corpo, o bom estado dos anexos da pele (cabelo e unhas), os cuidados com as vestes , os ornamentos e a cosmética devem ser vistos como uma vaidade positiva, que leva a harmonia da pessoa consigo, com a sociedade e com a natureza . Destacamos que a Organização Mundial de Saúde estabelece como conceito de saúde , universalmente aceito, o completo bem estar físico, mental e social do ser humano.
Fonte:http://www.sbme.org.br/portal/pagina/2/M/historico.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário